TRILHA

O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, visando qualificar jovens baianos com idade entre 16 e 29 anos.
O Programa Trilha foi criado com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, qualificação profissional, voltadas à superação das desigualdades e como forma de combater a situação de desemprego, melhorando a qualidade de vida dos jovens baianos.
Objetivo Geral
Oferecer oportunidades de qualificação social e profissional para jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, atendendo a diversas demandas identificadas pelas políticas públicas em curso no Estado da Bahia.
Beneficiários do Programa
Jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que atendam aos seguintes requisitos:
• de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;
• estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.

1.9. TRILHA DO ESPORTE
O objetivo geral no Programa Trilha – na Trilha do Esporte, contribuir para a geração de oportunidades de trabalho, mobilizando o governo e a sociedade para a construção conjunta de uma Política Nacional de Trabalho Decente para a população de jovens exposta e carente, e como meta final qualificar jovens de famílias cadastradas no Bolsa família e inserção mínima de 10% desses jovens no mercado de trabalho.

1.10. TRILHA DA MULHER
Lançado no final de fevereiro deste ano, o projeto Trilha para Mulheres tem o objetivo de oferecer oportunidades de qualificação social e profissional a jovens baianas, com idade de 16 a 29 anos,. São beneficiadas jovens em situação de desemprego involuntário, que estejam matriculadas na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos ou que tenham concluído o ensino médio.
A ação é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da (Setre), e do governo federal, representado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. As secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e de Relações Institucionais (Serin) são parceiras.

1.11. TRILHA DA ARTE
A formação em cultura se transforma em uma alternativa real para a profissionalização técnica de jovens da Bahia. Através da parceria entre a Secretaria de Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, este ano, foi ampliada a concepção do programa “Na Trilha do Emprego”, que até então formava jovens para o mercado de trabalho apenas em campos técnicos tradicionais. O programa “Na Trilha das Artes” vai promover na capital e em cidades do interior formação nas áreas mais diversas da cultura: de técnicas de palco e produção cultural, a cultura digital e mobilização de redes sociais.

Últimos Programas e Projetos