top of page

Ação Educacional

Capacitação Profissional

A Comunidade Cidadania e Vida desenvolve atividades de capacitação nos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia em diversas cadeias produtivas, certificando mais de 5.000 jovens e adultos.

Qualifica Bahia

O Programa Qualifica Bahia é uma ação do Governo do Estado da Bahia, realizada através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, com recursos oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FUNCEP e do Tesouro do Estado, com o objetivo de promover a qualificação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia e preparar estas pessoas para serem inseridas no mundo do trabalho. Os princípios do programa são:

  • Integração com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda – intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional;

  • Articulação com programas governamentais;

  • Qualificação vinculada com as vocações efetivas e potenciais dos territórios;

  • Territorialização das atividades;

  • Monitoramento, avaliação e compromisso com o gasto público.

O público do programa são os trabalhadores e trabalhadoras que buscam colocação no mercado de trabalho, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional, tendo prioridade de atendimento às populações socialmente vulneráveis do Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família, afrodescendentes, indiodescendentes, mulheres, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 40 anos, trabalhadores com risco de perda de emprego em função da baixa escolaridade e qualificação insuficiente, trabalhadores em situação especial, como detentos e egressos do sistema penitenciário, os jovens que são submetidos a medidas sócio-educativas e trabalhadores moradores das áreas identificadas com altos índices de violência, definidas pelo estado como áreas de atuação do Programa Pacto Pela Vida.

Ressocialização

O programa visa à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema penal. O objetivo é reduzir a reincidência criminal por meio de oportunidades de emprego e de cursos profissionalizantes.

Pacto pela vida

A qualificação é mais uma ação do Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, que tem o objetivo reafirmar direitos e dar acesso a serviços públicos à população, atuando na prevenção e promovendo ações sociais planejadas para áreas consideradas críticas.

Trilha

O Programa Trilha é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, visando qualificar jovens baianos com idade entre 16 e 29 anos.

O Programa Trilha foi criado com o objetivo de inserir, no mundo do trabalho, jovens oriundos de situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania, qualificação profissional, voltadas à superação das desigualdades e como forma de combater a situação de desemprego, melhorando a qualidade de vida dos jovens baianos.

trilha4.jpg

Objetivo Geral

Oferecer oportunidades de qualificação social e profissional para jovens baianos em situação de vulnerabilidade social, atendendo a diversas demandas identificadas pelas políticas públicas em curso no Estado da Bahia.

 

Beneficiários do Programa

Jovens de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que atendam aos seguintes requisitos:

  • De famílias cadastradas no Programa Bolsa Família;

  • Estejam matriculados na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.

Trilha do Esporte

O objetivo geral no Programa Trilha – na Trilha do Esporte, contribuir para a geração de oportunidades de trabalho, mobilizando o governo e a sociedade para a construção conjunta de uma Política Nacional de Trabalho Decente para a população de jovens exposta e carente, e como meta final qualificar jovens de famílias cadastradas no Bolsa família e inserção mínima de 10% desses jovens no mercado de trabalho.

Trilha da Mulher

O projeto Trilha para Mulheres tem o objetivo de oferecer oportunidades de qualificação social e profissional a jovens baianas, com idade de 16 a 29 anos, São beneficiadas jovens em situação de desemprego involuntário, que estejam matriculadas na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos ou que tenham concluído o ensino médio.

A ação é resultado de convênio entre o Governo do Estado, por meio da (Setre), e do governo federal, representado pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. As secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e de Relações Institucionais (Serin) são parceiras.

 

Beneficiários do Programa

Jovens mulheres de 16 a 29 anos em situação de desemprego involuntário, que estejam matriculadas na rede pública de ensino, frequentando regularmente o ensino médio, ou cursos de educação de jovens e adultos (EJA Médio) ou que tenham concluído o ensino médio.

Trilha da Arte

A formação em cultura se transforma em uma alternativa real para a profissionalização técnica de jovens da Bahia. Através da parceria entre a Secretaria de Cultura, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado da Bahia, este ano, foi ampliada a concepção do programa “Na Trilha do Emprego”, que até então formava jovens para o mercado de trabalho apenas em campos técnicos tradicionais. O programa “Na Trilha das Artes” promove na capital e em cidades do interior, formação nas áreas mais diversas da cultura: de técnicas de palco e produção cultural, a cultura digital e mobilização de redes sociais.

Juventude Produtiva

Constitui-se objeto da parceria a execução das ações de Qualificação Social e Profissional, vinculado ao Projeto Juventude Produtiva - Qualificação e Orientação Técnica para o Jovem Empreendedor, para a promoção do desenvolvimento social e da autonomia de jovens vulneráveis

O projeto visa atender jovens de 16 à 29 anos, cursando ou egressos da rede pública escolar, Compreende o município de Salvador nos bairros na área da Península de Itapagipe (Calçada, Mares, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Uruguai, Roma, Dendezeiros, Bonfim, Monte Serrat, Boa Viagem, Luís Tarquínio, Caminho de Areia, Baixa do Fiscal e Ribeira), além dos bairros de Plataforma, Nordeste de Amaralina e Sussuarana, e Promove a capacitação social e profissional nas áreas de Empreendedorismo Digital, Design Digital, Digital Music, Audiovisual e Moda, possibilitando a qualificação de 400 jovens nos municípios de Simões Filho e Salvador.

O Programa Vida Melhor Urbano (PVMU) promovido pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) em parceria com a Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), é um programa que visa estimular a economia de bairros e localidades através da capacitação e preparação de microempreendedores individuais de comunidades de bairros mais populosos de Salvador e Região Metropolitana.

E é com o objetivo de melhor assistir à população atendida pelas quatro Unidades de Inclusão Socioprodutivas (UNIS), localizadas em Candeias, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Subúrbio.

A Comunidade Cidadania e Vida atuou no aos de 2017 na qualificação profissional das UNIS do Subúrbio Ferroviário e Portal do Sertão com os cursos de Cabeleireiro, Corte e Costura, Quitutes Baianos, Doces e Salgados e Técnica de Vendas

Programa Vida Melhor Urbano (PVMU)

bottom of page